OlaMundo.c
Este programa ensina a criar a função principal, incluir uma biblioteca e retornar um valor.
Os programas em c geralmente são guardados em arquivos de texto com extenção ".c". Para criar um arquivo pelo terminal digite:
O c é CaseSesitive, ou seja, faz diferença digitar maiúsculo ou minúsculo. Não utilize acentos ou caracteres especiais (a não ser dentro das aspas do printf).
Use o g++ para compilar o programa e criar um arquivo chamado "OlaMundo.out" que o computador consegue ler, entender e executar.
Agora execute o arquivo:
quadrado.c
Este programa ensina a declarar variaveis, variaveis int (inteiras), atribuição e ler o que o usuário digitar
AritmeticaBasica.c
Este programa ensina operadores artméticos e variaveis double (número com vírgula, decimais).
Mas cuidado!
matematica.c
Este programa ensina a biblioteca de matemática, definir valores e funçõs de matemática.
Você poderá encontrar nesta página da wikipedia uma lista completa de todas as funções que a biblioteca math.h nos oferece.
Este programa ensina a criar a função principal, incluir uma biblioteca e retornar um valor.
Os programas em c geralmente são guardados em arquivos de texto com extenção ".c". Para criar um arquivo pelo terminal digite:
touch OlaMundo.c
O c é CaseSesitive, ou seja, faz diferença digitar maiúsculo ou minúsculo. Não utilize acentos ou caracteres especiais (a não ser dentro das aspas do printf).
#include<stdio.h>//inclui uma biblioteca int main(){// main eh a funcao principal, ela eh do tipo int (inteiro) printf("Olá mundo!\n"); return 0;/* como main eh do tipo int entao ela deve retornar um valor inteiro (nesse caso 0)*/ }
Use o g++ para compilar o programa e criar um arquivo chamado "OlaMundo.out" que o computador consegue ler, entender e executar.
g++ OlaMundo.c -o OlaMundo.out
Agora execute o arquivo:
./OlaMundo.out
# Saída
Olá mundo!
quadrado.c
Este programa ensina a declarar variaveis, variaveis int (inteiras), atribuição e ler o que o usuário digitar
#include<stdio.h> /* Programa para calcular quadrados */ int main(){ /* Declaracao das variaveis locais */ int numero, NumeroQuadrado; /* Comandos executaveis */ printf("Bem vindo ao programa quadrado!\n");// O \n pula uma linha printf("Digite um número inteiro e tecle enter: "); scanf("%d", &numero);/* %d indica que eh pra ler um numero inteiro; &numero indica que eu vou guardae dentro da variavel numero o que o usuario digitar */ NumeroQuadrado = numero * numero; printf("%d\n", NumeroQuadrado); return 0; }
# Saída
Bem vindo ao programa quadrado!
Digite um número inteiro e tecle enter: 8
8 ao quadrado é 64
AritmeticaBasica.c
Este programa ensina operadores artméticos e variaveis double (número com vírgula, decimais).
#include<stdio.h> /* Exemplo a artimetica */ int main(){ /* Declaracao das variaveis locais */ int PrimeiraParte, SegundaParte, soma, diferenca; int iNumerador, iDenominador, iQuociente, numero; double numerador, denominador, quociente, largura, comprimento, area; /* Comandos executaveis */ printf("Bem vindo ao programa AritmeticaBasica!\n\n"); // Adicao PrimeiraParte = 45; SegundaParte = 5; soma = PrimeiraParte + SegundaParte; printf("A soma de %d e %d é %d\n", PrimeiraParte, SegundaParte, soma); // Subtracao diferenca = PrimeiraParte - SegundaParte; printf("%d menos %d é %d\n", PrimeiraParte, SegundaParte, diferenca); // Multiplicacao largura = 2.5; comprimento = 4.0; area = largura * comprimento; printf("A área do retângulo com comprimento %lf e largura %lf é %lf\n", comprimento, largura, area); // Divisao numerador = 22.0; denominador = 7.0; quociente = numerador / denominador; printf("%lf dividido por %lf dá %lf\n", numerador, denominador, quociente); // Divisao inteira iNumerador = 22; iDenominador = 7; iQuociente = iNumerador / iDenominador; printf("Mas a divisao inteira de %d por %d dá %d\n", iNumerador, iDenominador, iQuociente); return 0; }
# Saída
Bem vindo ao programa AritmeticaBasica!
A soma de 45 e 5 é 50
45 menos 5 é 40
A área do retângulo com comprimento 4.000000 e largura 2.500000 é 10.000000
22.000000 dividido por 7.000000 dá 3.142857
Mas a divisao inteira de 22 por 7 dá 3
Mas cuidado!
// Pode int variavel = 1 + 1; variavel = 1 + 1; variavel += 1; variavel = variavel + 1; variavel = 1; double variavel = 1.0 + 2.0; variavel = 0.0123; variavel = 1.23e-2; variavel = -1.23e-2; variavel = 2.1e3; // Não pode 1 + 1 = variavel; variavel = 1.23e-2.3; variavel = 1e-2.3; variavel = 0,0123; variavel = 3; // Se for double está errado
matematica.c
Este programa ensina a biblioteca de matemática, definir valores e funçõs de matemática.
#include<stdio.h> #include<math.h> // Biblioteca de matemática /* Definicoes */ #define PI M_PI /* M_PI eh uma constante que tem na math.h, dei um nome mais bonito a ela */ /* Programa para calcular quadrados */ int main(){ /* Declaracao das variaveis locais */ double quadrado, base, expoente, arco; /* Comandos executaveis */ // sqrt(,) da a raiz de um numero quadrado = 64.0; printf("A raiz quadrada de %g é %g\n", quadrado, sqrt(quadrado) ); // pow(,) da a exponeciacao de um numero por outro base = 2.0; expoente = 3.0; printf("%g elevado a %g é %g\n", base, expoente, pow(base, expoente) ); // sin() da o seno de um numero arco = PI / 2.0; printf("O seno de pi/2 é %g\n", sin(arco) ); return 0; }
# Saída
A raiz quadrada de 64 é 8
2 elevado a 3 é 8
O seno de pi/2 é 1
Você poderá encontrar nesta página da wikipedia uma lista completa de todas as funções que a biblioteca math.h nos oferece.